Anderson F. Brito é virologista e especialista em bioinformática. Atualmente, atua como pesquisador no Instituto Todos pela Saúde (ITpS), uma instituição no Brasil dedicada à preparação para pandemias e resposta rápida a ameaças infecciosas.
Anna Cristina D’Addio é economista por formação e trabalha como analista sênior de políticas na equipe do Relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM) na UNESCO desde 2017.
Flávia Calé é doutoranda pelo Programa de História Econômica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Luiz Davidovich é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e distinguished fellow do Institute for Quantum Science and Engineering da University of Texas A&M.
Jaqueline Goes foi nomeada oficialmente embaixadora da ciência no Brasil, responsável por liderar o grupo que sequenciou o genoma do COVID em 48 horas.
Serge Haroche divide o Prêmio Nobel de Física de 2012 com David Wineland por “métodos experimentais inovadores que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais”.
David MacMillan divide o Prêmio Nobel de Química de 2021 com Benjamin List “pelo desenvolvimento da organocatálise assimétrica”.
Erika Lanner é CEO e diretora do Nobel Prize Museum em Estocolmo desde 2019.
Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá assumiu a presidência da Embrapa em maio de 2023. Entre suas áreas de conhecimento estão o desenvolvimento de tecnologias para sistemas complexos e soluções interdisciplinares para o futuro.
May-Britt Moser divide o Prêmio Nobel de Medicina de 2014 com Edvard Moser e John O’Keefe.
Helena B. Nader é professora emérita da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ela é Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Antônio Augusto Fidalgo Neto é Pesquisador Chefe do Instituto SENAI de Inovação em Química Verde e Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional.
Leticia Palhares é professora de Física Teórica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências para o período de 2020-2024.
Gulnar Azevedo e Silva é Reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), eleita para o período 2024-2027.
Adam Smith é o Diretor Científico do Nobel Prize Outreach. Tem experiência em pesquisa científica e publicação em ciência.
Karen B. Strier é Vilas Research Professor e Irven DeVore Professor of Anthropology na University of Wisconsin-Madison. Uma reconhecida primatologista e conservacionista, ela é uma autoridade internacional no macaco muriqui-do-norte, uma espécie ameaçada.
Pedro Wongtschowski é engenheiro químico com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. Ele possui uma extensa carreira como executivo de negócios em importantes empresas públicas brasileiras.
Parceiros Internacionais do Prêmio Nobel
Parceiros do Evento
Apoio Local
Agradecimentos Especiais
Embaixada da Suécia no Brasil
A Fundação Nobel
Encarregada da missão de administrar a fortuna de Alfred Nobel, tem a responsabilidade de cumprir os pedidos do testamento de Nobel.
As instituições que concedem os prêmios
Por mais de um século, essas instituições acadêmicas têm trabalhado de forma independente para selecionar os laureados com o Prêmio Nobel.
Atividades de divulgação do Prêmio Nobel
Diversas organizações e atividades de divulgação foram desenvolvidas para inspirar gerações e disseminar conhecimento sobre o Prêmio Nobel.